RSS
email
8

eBook Web 2.0 - Erros e acertos - Esclareça aqui suas dúvidas a respeito


Hoje, oficialmente, é lançado em toda a Blogosfera e em diferentes regiões do mundo (na internet, não confunda) o super eBook Web 2.0 - Erros e Acertos produzido por Paulo Siqueira. Antes de responder as perguntas, críticas e sugestões que provavelmente estão passando por seus sub-conscientes neste momento, vou logo avisando que esse eBook está sendo lançado numa campanha em que vários blogs foram convidados a participar. Sem bajulações, gostaria de parabenizar o autor e seus colaboradores pela ótima iniciativa de elaborar um material voltado não só para blogueiros, mas para todas as pessoas que desejam que seus projetos deêm certo. Parabéns!


Agora sim, indo aos esclarecimentos...

- O que é, para quem é, e qual o objetivo do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos?
Caro leitor e amigo internauta, trata-se de um material digital elaborado por Paulo Siqueira. É um guia prático, voltado para qualquer pessoa que tem interesse, curiosidade e/ou queira saber como funciona ou como fazer um projeto para a Web. Esse "qualquer pessoa" abranje estudantes, professores, analistas, programadores, desenvolvedores, gerentes de projeto, executivos de TI, blogueiros e Jornalistas de Tecnologia.
Em suma, é um relato prático e real que compartilha experiências acumuladas durante o desenvolvimento de um projeto na web.

- Quem fez?
Paulo Siqueira é o autor. Tem 53 anos, mestrado em Engenharia de Software pelo IPT, professor universitário com 27 anos de experiência em TI. Trabalha para a UNICEF, no Paquistão, como Gerente de TI. Trabalhou para Seven Networks International, UN-ICTY, Banco Mundial, IFES-USAID, UNDP-PAPP, UNV-PNUD e ICS-UNIDO, e Banespa-Santander, em diferentes lugares do mundo. O projeto contou com a participação de Gilson Schwartz - economista, sociólogo e jornalista, professor de Iconomia no Curso Superior do Audiovisual e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP - e Orlando Pedroso - ilustrador e artista gráfico, colaborador da Folha de São Paulo, revistas da imprensa e livros infanto-juvenis.

- Como fazer o Download?
Basta clicar no Link que segue > BAIXAR O EBOOK

- Quem está participando?
Irradiando Luz, Dossiê Alex Primo, Não Zero, UsuárioCompulsivo, Nerds Somos NozesZerotrack, Blog de Seo e Webstandards, iceBreaker, Luz de Luma, yes party!, Vivo Verde, Cova do Urso, Grãos de Areia pelo Infinito, atblog, DE Consulting, Nota Zer0!, TecnoCT, Leitura na Tela, Antes da HORA, Tecnologias digitais e Educação, Tecnologias, Educação e algo mais…, Virtual Z1, Uhu, galera!…, Blog do Carlos Fran, Blog do Locoselli, Blog de Renato Salles, Lua internauta, Mundo Desbravador, Fonte de Alegria, Lar da Veterinária, Origine Italiana, Arthur Araujo, Luana Giampietro, Blog do Zemarcos, blog EJM, Notícia e blog, Mídia Boom, [In]Commun Séries, Blogando com Vc!, Grupo NGJ, Voxtopia, pribi.com.br, Blog da Mari Rocha, Unidade Avançada, Blog Windows Brasil, Preparando a Redação, Usuário Nokia, Léo.Lopes – Portfólio, Blog do Netmind, Sylvester Stallone Brasil, Códigos Blog, Brasil Critical, Security Total, Ricardo Campos: Reflexione, Actividade, Açaí Grosso, Muleque Doido, Ernandes Rodrigues, cajuinas, Educação a Distância, WebGringos, Fruição e Escrita, Informática Desvendada, Midlife, Popzei!, Berdades da Boca P’ra Fora, My Percepções, Liso-Sapiens, Blogger Pessoal, Neurônio 2.0, Vondeep, The worst kind of thief, Thiago Antonio, Marcus Monteiro, Franquia Empresa, Blog Mídias Sociais, Abre Aspas, Chronus Blog, Sedentarismo Intelectual, PopNutri.

- Onde obter maiores informações?
Qualquer outra dúvida pode ser esclarecida pelo SAC - 0800-000-0000. Se o sistema estiver congestionado - e com certeza estará! - acesse o blog do autor - http://blog.exadigital.com.br/ - para que suas questões sejam respondidas de maneira compreensiva e atenciosa!

- Algo mais que eu precise saber?
Não.
Read more
5

Para os interessados, cá estou...


Muita coisa vem acontecendo nessas últimas semanas. Trabalhos, concursos, novas responsabilidades e algumas obrigações a mais. Ter uma base emocional equilibrada até que foi importante. Mas isso não vem ao caso.

Como é de conhecimento da maioria, Rafael Silveira está participando de um concurso cultural em Santa Catarina, o Desafio do Conhecimento Its. Os leitores da Revista Its sabem do que se trata. Sábado passado o Concurso lançou o último tema para desenvolvimento - “Empreendedorismo”. Ótimo tema, que vislumbrou minha mente e em junção a minha nova função dentro da empresa, trouxe grandes idéias a minha cabeça. Sim, sou um sonhador!

Devo mencionar o aprendizado que tenho obtido com esse concurso. Enfim estou aprendendo a escrever – sim decidi levar em consideração as dicas e críticas do "redator da gazeta" que esteve aqui outro dia – e tenho me beneficiado do compartilhamento de conhecimento entre os membros da equipe. É como diz o Provérbio Swahili: "O conhecimento é como o oceano, um homem sozinho não consegue abarcá-lo."

Enfim, admiti que a elaboração de uma boa postagem exige tempo e dedicação. Assuntos alheios não interessam e tentar ser engraçado não rola. É necessário inovar, fazer a diferença. Voltarei a postar com certa frequência. Logo logo voltaremos com o Boteco Cast (estamos pensando em chamá-lo de FenixCast, o podcast que ressurgiu das cinzas) - Seu momento de descontração levado a sério!

Peço desculpas aos que visito e não consigo deixar comentários. Tenham certeza, eu os visito. Agradeço aos amigos e parceiros que estão sempre aqui. Seja para rir, falar mal, criticar, ou mandar pra PQP! Muito obrigado!
Read more
6

Colaboração na divulgação do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos


Salve salve galera! Meio sumidão, mas aparecendo de vez em quando, cá me encontro eu, Rafael Silveira, ainda conhecido e parceiro de vocês, administrador e responsável deste humilde blog, para lhes fazer uma grande indicação. Trata-se do eBook Web 2.0 - Erros e Acertos. Esse eBook será lançado oficialmente no dia 30 de outubro, como vocês devem estar vendo aí na imagem, lá no blog Mobilidade que é administrado pelo Paulo Siqueira.

O eBook tratará de vários assuntos referentes ao Desenvolvimento de Projetos na Web 2.0. Mais informações serão fornecidas no dia do lançamento oficial. Mas fique sabendo que você também pode ajudar na divulgação. Basta acessar a postagem de divulgação no Mobilidade, ler com calma e deixar seus dados.

É um ótima oportunidade de ajudarmos os que buscam conhecimento. Participe, e dissemine conteúdo na Blogosfera!
Read more
18

Professores do Brasil - Blogagem Coletiva


Professores, ao parar para analisar um pouquinho, cheguei a conclusão de que não existe profissão mais importante do que essa. Pense você também! Quem ensina os médicos? Com quem os Engenheiros aprendem o que sabem? Quem foi que dedicou seu tempo para ensinar os filhos dos outros?

E visto hoje ser dia 15 de outubro, o dia escolhido para simbolizar a todos os Professores do mundo, de uma forma ou de outra, expressarei minha indignação pela desvalorização que se dá a tais profissionais. Esse é um dos objetivos da Blogagem Coletiva do blog Ponderantes

O professor é sem sombra de dúvida indispensável na educação Brasileira. Um professor bem capacitado e eficiente é fundamental na formação de seu filho como cidadão e mais importante ainda, como PESSOA!

Mas, é importantíssimo mencionarmos a desvalorização desses profissionais. No Brasil, eles são os que menos ganham. O médico que citamos no começo, ganha mais do que aquele que lhe ensinou.

Essa desvalorização começa dentro da sala de aula. O desrespeito e a pressão, junto ao descontentamento com a remuneração e vários outros fatores, muitas vezes, levam professores a desistirem de sua carreira.

E para homenagear esses profissionais tão importantes na vida de todo Brasileiro, dedico o texto de William Arthur Ward que diz:
“O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”

Meus sinceros elogios, e minha admiração por todos os Professores do Mundo! Grande abraço e parabéns!
Read more
7

Diário do Estagiário #02 - As realidades


Salve galera! Mais uma vez, eu, Rafael Silveira aqui presente! Lançando o 2° post da categoria Diário do Estagiário. Da outra vez, falei das ironias de um estágio, e hoje, falarei sobre as realidades.

Para aqueles que já trabalharam como estagiários, sabem que um estagiário não tem função definida. Ao mesmo tempo que alguns estagiários não fazem nada, outros fazem demais. Isso acontece muito em várias empresas, pois o que os efetivos não gostam de fazer, jogam para o estagiário.


Vale lembrar a proposta do estágio, que é proporcionar a aprendizado ao estudante, e/ou possibilitar que ele coloque em prática o que aprendeu durante sua capacitação profissional.

Não raro, vê-se empresas que contratam estagiários para não precisarem contratar um funcionário normal por 8 horas ou mais. Isso porque como muitos dizem, o estagiário "é o empregado mais barato" para a empresa. Quando contrata um funcionário qualificado, a empresa tem de registrar, pagar os vários benefícios, e os montes de impostos. Mas quando contrata um estagiário, ela paga somente os seus míseros R$ 250/320,00 dependendo da carga horária. Particularmente, isso é um "bisurdu"!

Além disso, gosto e faço questão de mencionar o abuso. Profissionais que já estão dentro da empresa e se acham os donos dela, tem prazer em lhe dizer que você é o "quebra-galho", que você é o "office-Boy", que você é o "garoto do Xerox", que você é o "rapaizinho do café" e as denominações continuam conforme sua função. Isso torna seu serviço degradante, pois você não passa de alguém que desempenha as funções que outros não querem desempenhar.

Algumas empresas preferem tercerizar a contratação dos estagiários, como é o caso da empresa onde sou escravo trabalho. daí, a empresa faz reuniões bi ou trimestrais com todos os estagiários, controlando a qualidade, e etc. Não gosto de dizer que estou descontente, mas friso que não estou contente.

Enfim, ser o "garoto do xerox" não é fácil!

Finalizando o assunto, "mudando de saco pra mala", gostaria de explicar minha ausência, estou participando de um concurso de blogs - Desafio do Conhecimento Its - e assim, tendo de dedicar tempo a este concurso. Prometo que assim que o Mês acabar, voltarei ao "normal" com as postagens.
A respeito do BotecoCast, gostaria de deixar claro que nós não desistimos. Acontece que o nosso grande amigo RafhaBass, não pagou sua internet e ficou sem conexão todo esse tempo. Portanto, o BotecoCast ainda existe, mas está "meio" atrasado.

Peço a todos que visitem o blog do concurso > Unidos Pelo Conhecimento, que conta até com um Super PodCast falando sobre profissão.

Gostaria de mencionar também, a campanha do grande parceiro Dash do OrangePills - Abaixo a Bobosfera!. Uma iniciativa tomada para diminuir a falta de respeito entre blogueiros. Participe!





Abraço a todos, vou ficando por aqui, tenham uma ótima semana!
Segunda-Feira, 12 de outubro de 2009, com mais um Post de um Estagiário que quer mudar o mundo!
Read more
9

Desafio do Conhecimento Its - O Muleque apóia!

Salve Galera! Como já sabem, Rafael Silveira reside/mora no Estado de Santa Catarina - terra boa de se viver, próspera e hospitaleira. Até fiz uma postagem outro dia falando sobre minha cidade.

Pois bem, indo direto ao assunto, venho através desta postagem, divulgar o Desafio do Conhecimento Its. Trata-se de um Concurso Cultural promovido pela revista Its, e pelo SENAI, onde jovens estudantes das Escolas de Ensino Fundamental e Médio são convidados a participar.

Cada grupo, deve ser formado por 4 alunos, e tem de desenvolver e manter um blog. Os assuntos? Bem, são temas semanais lançados pela Equipe Organizadora do evento. Os grupos têm de criar - da maneira mais dinâmica e criativa o possível - um post falando sobre o assunto proposto.

Como já sabem, criatividade é o que não falta para esse Muleque Doido. Minha equipe é formada por alunos super competentes + eu. XD

Mas, continuando no nosso papo sobre o Desafio do Conhecimento, tenho de expressar meus sinceros elogios aos idealizadores deste concurso. Incentivar os alunos a disseminarem opinião em conhecimento pela Web, com certeza, é a maneira mais ética e democrática de formar jovens criadores e defensores de sua opinião!

Meu grupo chama-se Equipe EEMAK – Unidos Pelo Conhecimento, já desenvolvemos nosso blog - Unidos Pelo Conhecimento (Clique para visitar) – e estamos aguardando o início da semana, para debater sobre o primeiro tema proposto (que modéstia parte, vamos deixar as outras equipes de boca aberta) e consolidar nosso objetivo de estar participando, que não é somente vencer, mas de uma forma descontraída e responsável, falar sobre assuntos que permeiam o mundo jovem/adolescente.

Gostaria então, de intimar, sim convocar todos(as) os(as) leitores(as), amigos(as), todos os parceiros, todos os brothers e todos que estão sempre aqui de olho nas novidades, passem lá no blog da equipe Unidos Pelo Conhecimento. A partir de segunda-feira, as novidades começam a ser colocadas no ar, possibilitando que o Público (no caso vocês) comente e interaja com a equipe do blog! Espero todos lá!

Aproveite e seja seguidor da equipe no Twitter, pode também favoritar no Blogblogs, ou talvez assinar os Feeds para receber as novidades no e-mail. Qualquer coisa já ajuda!

De uma maneira ou de outra, retribuirei a colaboração de todos! Conto com vocês! Grande abraço, boa sorte a nós e sucesso a todos!

Read more