Talvez você coma ou até ouça falar mas não sabe do que se trata. Vamos compreender o que é o Curry, para que serve, e que descobertas tem sido feitas a respeito deste distinto tempero.
Segundo a Wikipédia o caril ou curry é uma mistura de especiarias utilizadas na culinária de muitos países. Este condimento é feito à base de pó amarelo de açafrão-da-índia, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Além destes ingredientes básicos, algumas pessoas preferem incrementá-lo com alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris com setenta tipos de plantas diferentes. No começo, o caril servia para temperar exclusivamente o arroz. Hoje as pessoas usam caril de acordo com seu gosto.
Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades funcionais. As plantas sintetizam centenas de fitoquímicos que têm como função básica a proteção e perpetuação da espécie vegetal. Esses mesmos fitoquímicos, quando presentes na alimentação do homem, atuam de forma quimiopreventiva, com efeitos antioxidante, antibacteriano, anti-viral, modulam a detoxificação enzimática, estimulam o Sistema Imune e reduzem processos inflamatórios. Saber Mais...
Essa semana, as pessoas tiveram um bom motivo para aprender a gostar do curry. Uma pesquisa prova que o ingrediente desse tempero indiano, influencia na prevenção contra o câncer. O componente químico curcumina já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para tratamento de outras doenças
Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, mostraram que a curcumina pode matar células de câncer de esôfago.
Neste domingo – 08/11/2009 – o Fantástico publicou uma matéria falando sobre este tempero. Os médicos afirmam que ainda não foram realizados testes clínicos, portanto, não se sabe ao certo como a curcumina age sobre o organismo, nem como ela é absorvida pelas células. Mas, descobrir um possível tratamento natural para uma doença tão devastadora, já é um bom início!
5 comentários:
Eu vi a reportagem sobre o tempero ... legal ... já usava em casa ... sou chic benhê, rs!!! Bjo e ótima semana.
Bacana! Vou incluir no cardápio daki pra frente! Bj Rafinha!!
E eu já colocava essa gororoba no arroz a muitos anos.Fica amarelão e gostoso.
Porra, eu não fazia idéia do que se tratava, mas gosto demais
Gosto demais! Com frango é uma delícia!! =)
Postar um comentário
Controle sua língua!
Comentar é a oportunidade de apresentar a todos a qual nível você pertence. Seja equilibrado(a) e tome cuidado com o que fala.
Evite comentários Anônimos...
Obrigado e sinta-se a vontade