RSS
email

Entrevista Doida com Manoel Netto

Manoel Netto é Gestor de Comunidades no UOL, trabalha com o PagSeguro e UOL HOST, interagindo com pessoas, usuários, desenvolvedores, fazendo a interface deles com os produtos. Dessa forma, acaba se tornando um veterano em tecnologia Web. Por um bom tempo mantém o Tecnocracia, um blog que de acordo com o próprio Manoel "veio para difundir, divulgar a tecnologia para aqueles que estejam interessados, os que querem aprender, os que podem contribuir com seu conhecimento."


- Como foi seu primeiro contato com a informática?

Meu primeiro contato foi há milênios, com um Odissey (um console de jogos que também era um computador bem limitado), de um amigo e vizinho. Depois disso, um TK85 de outro amigo e um TK2000 de um tio. Mas o primeiro computador que eu realmente usei, foi um PC XT (8086) num curso de informática que fiz em 91/92 e acabei virando monitor de aulas práticas. Computador era uma coisa completamente nova e um desafio. Os programas eram tão complicados que existiam diversos cursos para aprender a usá-los.

- E com a internet, como foi a sua primeira vez?

Minha primeira experiência com redes de computadores foi ver um PC se comunicando com um AMIGA via interface serial. Depois vieram as BBS (cheguei a montar uma em casa anos depois) e mais ou menos em 96 eu conheci a Internet na casa de um amigo, que me mostrou o chat do UOL e eu achei fantástico. Acho que naquele exato momento eu decidi que iria trabalhar com Internet de alguma forma. Já em 97/98, junto com um grupo de colegas, trabalhei na coordenação de informática do antigo CEFET-BA e montamos um provedor de Internet. Fiz de tudo, desde montagem dos cabos de rede até administração de servidores, mas o que mais me identifiquei foi com a criação de sites.

- Blogs, como passaram a fazer parte do seu dia-a-dia?

Eu já lia alguns blogs entre 98 e 2004, muito raramente, como se fossem apenas sites pessoais. Cheguei a criar e apagar uns 3 blogs no Blogger. Em 2005 eu conheci "a blogosfera" como esse ambiente diverso e comecei a ler alguns blogs técnicos, que acabaram me incentivando a ter o meu próprio. Em 2006 nasceu o Tecnocracia, o primeiro de uma série de 7 ou 8, já nem sei mais quantos blogs eu criei.

Depois disso, criou algum blog? Quantos? E qual se tornou mais importante?

Vários hehehe. Acho que o mais importante é o Tecnocracia, por ser o primeiro que eu realmente levei a sério. O primeiríssimo acho que foi o "Estrangeiro em meu próprio país", um bloguinho pessoal em que eu desabafava minha revolta com fatos do cotidiano que me incomodavam tanto, ao ponto de eu ficar desconfortável, como se fosse um estranho. Não foi pra frente, apaguei os posts e deixei uma mensagem de despedida, anunciando o Tecnocracia.

- No seu ponto de vista, como está a situação da blogosfera atualmente?

Eu costumo dizer que nós nos equivocamos ao chamar um ambiente tão diverso como algo homogêneo. As blogosferas brasileiras são tudo, menos homogêneas. Existem diversas motivações diferentes para se manter um blog, várias frequências de postagem, temas, quantidade de acesso, leitores e mesmo qualidade de textos e leitores, comentários. São várias "biosferas" que se formam em torno desses endereços.

Eu percebo um movimento grande rumo a monetização da atividade, mas pouca iniciativa de profissionalização. Explico: é preciso educar o blogueiro que quer ser profissional sob diversos aspectos, incluindo aí noções de cidadania, respeito, investimento, direitos e deveres. Todo mundo quer falar o que der na telha, mas poucos se responsabilizam por isso. Queremos ganhar dinheiro, mas alguns não se envergonham de copiar conteúdo alheio. Por aí vai. Acho que estamos caminhando, mas ainda muito devagar, na direção dessa profissionalização.

- Blogueiros que estão iniciando seu caminho agora, os novatos, tem culpa de estar havendo tanto plágio, e tanto desentendimento na blogosfera?

Plágio sempre houve. Alguns copiam por desinformação, outros por descaração mesmo. E ambas as características são encontradas tanto em novatos quanto em veteranos. Não vejo como os novos blogueiros possam ser os únicos ou maiores responsáveis pelo plágio.

- Ética, respeito, companherismo, como passar isso para blogueiros iniciantes?
Como disse, acho que esses ensinamentos tem que ser passados para todos, não só blogueiros e não só iniciantes. E somente com exemplo, já estamos fazendo boa parte desse trabalho.

- O que um blogueiro que inicia sua atividade agora, precisa ter em mente?

Não existe uma receita pronta, mas algumas dicas são saudáveis:
- É preciso ter vontade de escrever, por isso, procure escrever sobre assuntos que gosta e entende, assim vai ser mais fácil manter o pique;
- Seu blog não vai explodir de acessos de um dia para o outro, portanto, trabalhe, divulgue e escreva para 5 leitores como se 5000 estivessem lendo;
- Seja original, fale com suas próprias palavras, não copie textos ou assuntos, você não gostaria que fizessem isso com os seus textos.

- Ganhar dinheiro com blogs. O que você tem a dizer a respeito?

É possível, mas é supervalorizado. Alguns poucos irão conseguir ganhar um bom dinheiro. Outros tantos conseguirão o suficiente para manter seu próprio blog, mas a grande maioria vai continuar sem conseguir faturar com blogs e a justificativa é bem simples: a concorrência é absurdamente grande, apenas alguns - aqueles que mais trabalham e se dedicam - conseguem um destaque suficiente para valorar seu esforço. Não existe milagre, o segredo é trabalho duro.

- Blogblogs, qual sua participação, e qual o objetivo?
No início de 2008 eu fui chamado para assumir o Blogblogs e permaneci como gerente de produto até final de 2009. Durante esse período por lá, lançamos uma nova versão do site, incrementamos novas funcionalidades e melhoramos algumas outras.

Visite o Tecnocracia!
Tecnocracia

Bookmark and Share

2 comentários:

Diego disse...

Que isso eim, muleque doido fazendo entrevistas com pessoas importantes.

Parabéns! =D

Valdeir Almeida disse...

Rafael,

Parabéns pela entrevista. As perguntas são bastante pertinentes e apresentam corerência.

Você já faz Jornalismo? Pensa em cursar Jornalismo?

Abraços e uma ótima terça-feria.

Postar um comentário

Controle sua língua!
Comentar é a oportunidade de apresentar a todos a qual nível você pertence. Seja equilibrado(a) e tome cuidado com o que fala.
Evite comentários Anônimos...

Obrigado e sinta-se a vontade