RSS
email

Linux e o Mundo - A História do Linux

Linux e o Mundo - A História do LinuxLinux é um núcleo de sistemas operacionais Open-Source. Ou seja, a partir de um sistema (o núcleo) surgiram vários outros(distribuições) que são disponibilizados gratuitamente e para livre modificação(open source). Alguns consideram o Linux um sistema operacional, chato, e complicado de mexer. A maioria dos usuários que não tem conhecimentos em Linux, substituem por Windows logo de cara. Hoje, conheceremos a história do Linux, e os limites que vem vencendo.

Como já foi falado o Linux, é um sistema operacional de código aberto, gratuito, que tem sido muito usado o mundo todo.
Visto, ser um sistema que não gera gastos, muitos Governos tem adquirido computadores com distribuições Linux – o Brasil é um exemplo.

Apesar de não gerar gastos, é um sistema que deixa muitas pessoas frustradas. Por usar uma plataforma diferente da qual estamos acostumados a utilizar, muitos desprezam o Linux, e descartam a possibilidade de aprender a utilizá-lo. Deixam de levar em conta que o Linux proporciona mais segurança ao navegar, pois não existe vírus que perdurem no Linux, além disso, pessoalmente, acho um Sistema muito amigável, sendo que é obediente, não trava, e é dinâmico!

- O que são Distribuições?

Como já foi falado, o Linux é um núcleo, desenvolvido a partir de outro núcleo. Por ser um núcleo Open Source, ele pode ser livremente modificado. Por exemplo: "João é programador, e decide pegar o Linux e modificá-lo. Talvez tenha encontrado alguma falha, ou simplesmente, customizou o Linux, para que ficasse do jeito que ele deseja. Então, João batizou o seu "Linux Modificado" de "LINUX DO JOÃO". Logo, "LINUX DO JOÃO" será uma distribuição do Linux. É importante ressaltar, que todo criador de uma distribuição linux, não pode bloquear o código fonte - assim como acontece no windows - para que qualquer um que tenha conhecimentos em programação possa modificá-lo ou corrigí-lo.

Algumas das distribuições de Linux mais conhecidas são:
- Fedora
- Kurumin (Brasileiro)
- Ubuntu
- Suse
- Debian
- Mandriva
- Slackware

- A História Linux!

O Linux foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, esse feio da foto ai embaixo:

Ele se inspirou no sistema Minix (O Minix é um sistema operacional Unix-like parecido com o UNIX gratuito e com código fonte disponível para alterações, ok, compliquei mais ainda...), mas voltando ao Linux, no começo ele era utilizado apenas nos computadores pessoais dos seus criadores.

Depois é que o Linux teve ajuda de empresas conhecidas, um exemplo foi a IBM. Por meio dessa ajuda, muitos começaram a utilizar, modificar e editar Linux. Isso é o que explica a existência de várias distribuições(daí voltamos ao assunto do sub-tópico anterior).

Por hoje é só, no próximo post, vamos conhecer o Mascote do Linux, e conhecer também suas propostas para dominar o mundo!
Mascote do Linux

Fugindo do assunto, gostaria de pedir a todos que não tiverem impedimento, e que vão com a cara deste simpático e humilde autor, que votem em mim no concurso Top Blog.
Top Blog é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo).

Ou seja, se vocês acharem que esse blog interage com o leitor, que esse blog tem linguagem simples e focada, tem um objetivo esclarecido, é respeitoso, e merece reconhecimento, por favor VOTEM!

PARA VOTAR, BASTA CLICAR NO BANNER ABAIXO E CONFIRMAR POR E-MAIL DEPOIS:




Grande Abraço e até mais! Não deixem de comentar!



FeedGostou do conteúdo? Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail!


Bookmark and Share

18 comentários:

Anônimo disse...

Oi Rafa!!
Já tinham me falado desse ubuntu, eu até fiz download dele, mas não fuincionou aqui em casa :(

Nunca tive a oportunidade de mexer em um computador que tenha Linux e auqi em casa é tudo ruindows mesmo... rs Haja paciência para tanto trava-trava!

Algumas pessoas que eu conheço que possuem Linux falam que ele é muito bom.

Um grande beijo!!

Anônimo disse...

meu pai comprou um pc que veio o linux fucei bastante porque até então só uso o windows gostei cara não é tão ruim assim como mta gente fala mas ja era o linux meu mano cato o xp profissional piratation e ja formotou!

ohhh friend a frase "vc é o update que meu coração precisava" ficou bonitinha vai =D

Douglas Ibanez disse...

Eu nunca tive a portunidade de mexer em um Linux.. hehe, acho o mascote dele simpático e já tive curiosidade de mexer..

De qualquer forma, aqui é o Windows também e como a introspectiva disse, é aquele trava trava de doidoo.. tem horas que quero arrancar os cabelos hauhauhah
mas de boa
gostei da história do Linux e quem sabe um dia mexerei hein?

faloow

Copyright disse...

Eu uso Linux, eu amo Linux, eu respiro Linux, eu só falo em Linux e sou contra várias pessoas usarem Linux.
Aí o O.S buga por culpa do usuário e dizem que é problema do o.s. Humf!

Anônimo disse...

Quando comprei meu pc, eu tinha o Linux "ONE OS" eu achei muito legal , pois já tinha conhecimento sobre o linux mas como eu não conhecia ninguém por perto que me ensinasse coloquei o Ruindows XP que eu amo mas me deu grandes prejuízos. Mas a vontade de ter um linux é grande , tanto que eu sem saber nem como fazer consegui instalar o Ubuntu, depois logico de tentativas frustadas com o que eu mais gosto o Kurumim e o odioso OPen-suse. Depois da ultima formatação do Ruinows meu Ubuntu foi pro espaço mas uma hora eu irei pô-lo novamente, eu já tava ate aprendendo umas coisinhas de tanto mexer. O grande problema do povo é que querem tudo na boca e não é assim , algumas coisas são boas e podemos utiliza-las se tivermos um pouquinho mais de dedicação.
Abraço !

Advogado disse...

Ainda espero algo que me convença de verdade a usar o linux =D

Silvio Koerich disse...

Problema é que lunux só da pau e não dá pra jogar games

Chilique disse...

oie friend!!! link teu blog no meu outro blog que era do meu mano =D

Aninha disse...

oisssssssss
nunca usei o linux, snifs.
adorei seu comentário no meu blog, morri de rir!
será que meu bolo chegaria inteiro aí? vc gosta de doces? rs
beijossssssssss

@kobinha disse...

Ah, nunca mexi no Linux, mas o pinguim é legalzin =D

Bjos

Diego disse...

Dizem que todo cientista que se prese só usa linux.

Vai saber.

Um uso Ubuntu na faculdade

disse...

Meu PC veio com o Linux, mas formatei pra por o Vista :D
O pinguin é lindo, mas não gosto mto do Linux!

E sobre as garotas malvadas, aqui na minha cidade tem umas que são realmente malvadas! Mas tbm tem as safadas e cachorras! UHISUIUISAH
Eu me enquandro mais nas Malvadas, decididamente, acho que sou uma quase Malvada! As safadas não tem graça, são fáceis demais!
Elas acham que são a comida dos caras. Eu não, eu sou a fome deles! (Pelo menos a do meu namorado)
HUAIUSAUIUSAUIH

Beijão ;*

Unknown disse...

de vez enquando eu uso o línux à partir do CD
só que a versão de uso é Satux, achei ela bem legalzinha...

se eu conseguie ficar crack no linux eu abandono o windows!

Rafhaelbass disse...

ae vida boa!!!

Linux é o melhor sistema operacional existemte, depois colocaria o Mac e por úúúltimo o Windows.... Opinião é que enem cabeça neh!? rsrsrs

Ow, tem link seu lá no blog, rebis links!

Samir Calaça disse...

Eu bem que gostaria de aprender a usar o Linux, acho a proposta dele bastante interessante, mas como já estamos acostumados ao Windows XP (ou o Vista), costumamos desprezar o Linux. O que é uma pena, tendo-se em vista a sua segurança. O problema do Linux é que nenhuma distribuição se tornou tão famosa como o sistema operacional de Bill Gates. Não possui tanto apoio e apelo comercial como os sistemas operacionais Windows.
Além disso há o problema de diversos softwares não serem adaptados ao Linux, rodando apenas no famoso software da Microsoft.

Maniac Man disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maniac Man disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maniac Man disse...

Uso o Windows XP Home Edition em casa, versão oficial em inglês, 02 licenças em 02 micros. Não enfrento nem nunca enfrentei o trava-trava. Como técnico em informática sei muito bem o que é o trava-trava: memórias e placas-mãe de baixa qualidade ou defeituosas.
Me recuso a usar qquer versão do Linux enquanto for possível. Uso computadores há 22 anos e não tenho paciência nem memória prá aprender mais 01 sistema operacional. Outro motivo muito comum para o trava-trava e que é muito negligenciado é fonte de energia da pior qualidade.

Postar um comentário

Controle sua língua!
Comentar é a oportunidade de apresentar a todos a qual nível você pertence. Seja equilibrado(a) e tome cuidado com o que fala.
Evite comentários Anônimos...

Obrigado e sinta-se a vontade