RSS
email

ToscPost com Diego Galeano

Tosc Post
Grandes leitores e leitoras, amigos e amigas, internautas que estão caindo de paraquedas aqui, sejam todos muito bem vindos, espero que sintam-se em casa!

Não sei se andam gostando, ou não, mas estou mantendo o hábito de conversar com algums amigos no MSN, e depois publicar a conversa como ToscPost. Por isso, vocês que me tem adicionado no MSN, cuidem-se, é dois palitos pra mim publicar nossa conversa aqui no Blog como um ToscPost...

No ToscPost de hoje, conversamos com o Diego Galeano, batemos um papo descontraído, e no ínicio o Diego não sabia que era um ToscPost, ele começou a falar sem nem imaginar que estaria aqui, observem a matéria.


Rafael Silveira diz:
Estamos aqui com o Diego Galeano, grande Físico atuante na área VASP.

Diego diz:
Você anda fumado velho? Do que você está falando?

Rafael Silveira diz:
Vocês concerteza estão escutando falar bastante dele nas ultimas semanas ele participa conosco aí nas gravações dp Boteco Cast, e tem se mostrado uma grande parceiro! Mas Diego, conta pra nós, porque você criou o CurioFísica?

Diego diz:
Bom, eu sempre gostei das matérias de exatas, e quando conheci a Física, foi amor a primeira vista(minha namorada que me perdoe)
Mas logo vi que muitos, a maioria deles, não conseguiam entender bulhufas e passaram a odiar a Física...
Então passei o meu ensino médio inteiro me perguntando, por que eles odeiam tanto a física? Por que eles não conseguem entender?
A minha teoria pra isso (que logo foi confirmada no meu curso de Licenciatura em Física) era que esses alunos não conseguiam relacionar aquele conteúdo dado em sala de aula com a realidade, com situações do nosso dia-a-dia. Então, no primeiro semestre da faculdade resolvi criar o blog.
E chamei minha parceira e colega de sala Maísa Caldas a participar do blog junto comigo porque seria muito difícil para uma só pessoa atualizar 2 vezes na semana (que era a meta inicial). Porque nós nos propusemos a sempre colocar conteúdos científicos, nada baseado no "achismo" ou "misticismos".
Assim surgiu o CurioFísica mas se você entrar no blog vera muitos conteúdos de outras áreas. Acontece que na natureza existe muita coisa interessante então resolvi ampliar o blog e chamei pessoas qualificadas para tratar de outros assuntos no CurioFísica, tais como, Biologia, inglês, e outras matérias...

Rafael Silveira diz:
Legal, nunca tinha perguntado como o CurioFísica havia surgido, mas Diego, conta pra gente, a estrada que você teve que trilhar, pra transformar o CurioFísica no que ele é hoje..

Diego diz:
A estrada é longa, e necessita de uma grande dedicação, tempo e paciência.
Isso porque as visitas não vem do dia pra noite, principalmente um blog relacionado a ciência e a educação.
O crescimento desse tipo de blog é bem mais lento do que blogs humorísticos, ou de conteúdos gerais.

Infelizmente, ninguém liga o seu computador todos os dias e pensam hoje eu ler uma matéria relacionado a ciência, elas geralmente querem entrar em um blog/site para descontrair ou saber de alguma fofoca, jogar, menos se educar. Esse é um fato, uma realidade!

Só fazem esse tipo de pesquisa quando seu professor solicita um trabalho escolar, ou suas notas estão vermelhas, daí o aluno corre atrás pra ver se consegue entender a matéria...

Rafael Silveira diz:
Conclui-se então que você fez uso de uma virtude, a paciência...
Mas Diego, o que contou além da paciência, qualidade, a forma como ele aparece nos mecanismos de busca e tal, como isso beneficiou o seu blog?

Diego diz:
Exatamente, nós blogueiros temos que prezar sempre pela qualidade e originalidade do que iremos postar. Por exemplo, o Titulo é algo muito importante! Para colocar o título do post eu sempre me pergunto: "O que eu escreveria no Google para achar algo sobre esse assunto?"
Então este é um bom titulo para o seu post. Se você pensa do mesmo modo que o seu leitor irá pensar para buscar determinado conteúdo há uma chance muito maior da sua página aparecer no mecanismo de busca.
Além disso, o texto não pode ser muito grande, a maioria dos leitores não tem saco de ler textos extensos, eles preferem os que possuem um maior número de informações em um menor espaço. Mas, se eu seu texto for grande, vale você colocar imagens para ilustrar bem e não tornar a leitura muito cansativa e monótona.

Rafael Silveira diz:
Tem uma coisa no seu blog que eu acho muito legal, inclusive já participei que é o leitor tem alguma dúvida, ele pergunta e vocês respondem e tal, fala pra gente um pouquinho sobre isso...

Diego diz:
Não tem nem um local específico para isso, mas em alguns posts nós pedimos para os leitores entrar em contato conosco e fazer sua pergunta, e tirar sua dúvida. Isso pode ser através dos comentários, pelo orkut ou pelo formulário de contato.

Rafael Silveira diz:
Então... acho isso muito bacana, é uma forma de se envolver com o internauta, e tratar bem o internauta é de extrema importância! Nessa área você realmente é exemplo e merece elogios, mas o que você tem a dizer aos Blogueiros que estão ai acompanhando esta entrevista?

Diego diz:
Quero dizer para acessar o CurioFísica e colocar um banner dele no seu blog
aehaehaehhahae
Brincadeiras a parte bom quero agradecer a todos que estão nos acompanhando. Para os iniciantes, tenham paciência e caprichem nos seus posts, porque cedo ou tarde as visitas virão e você logo terá o reconhecimento merecido!
Queria dizer, também, que na blogosfera existem muito conteúdos repetidos, piadas e tiradas repetidas demais se você entrar em qualquer indexador verá isso, e isso não trás prestigio algum para o seu blog, muito pelo contraio, só te queima! É muito importante ter conteúdos autênticos e qualidade.
E também, um layout organizado sempre é bom! Não precisa ter um layout profissional, basta ser organizado, sem muita poluição visual.
Acho que é isso parabéns e sucesso a todos os blogueiros

Rafael Silveira diz:
Valeu grande Diego, abraço e até mais! Essa matéria vai ao ar daqui a 15 minutos!

Diego diz:
haehaehaehaeheha
Sério?Caramba! Vai ser ToscPost?

Rafael Silveira diz:
uhum
XD
caiu direitinho
acho que eu tava de zueira é?

Acessem o CurioFísica, basta clicar na imagem!


Obrigado por ler o Post até aqui, acredite ou não, eu sou normal, e escrevo tais posts sem o auxílio de medicamentos, drogas ou bebidas!
E já que você se deu ao luxo de ler essa bagaça, comenta né...

Leia também:

- Como sua casa é vista pelos outros
- Conheça os Cumprimentos mais bizarros do mundo - Post por Vana
- 2ª Edição do Boteco Cast - Entendendo o que é um PodCast
- Procurando um Emo! GuestPost com Vana









FeedGostou do conteúdo? Assine o nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail!



Bookmark and Share

20 comentários:

Anônimo disse...

Ebaaa, Diegão tá famoso auehaueuauhau XD (mais ainda, já bastam os comerciais que ele faz =P)
Pois então, sou leitora assídua do CurioFísica e aprovo hein, um blog que começou como uma mera "brincadeira" informativa, tá de parabéns! ^^

Carol

Unknown disse...

O problema com conteúdo 100% original é que vc. se mata para escrever e as visitas não são lá essas coisas.As vezes dá vontade de meter uma mulher pelada no blog e deu.

Anônimo disse...

O problema com conteúdo 100% original é que vc. se mata para escrever e as visitas não são lá essas coisas.As vezes dá vontade de meter uma mulher pelada no blog

Hahahaha. Tenho que concordar com o Ricardo!
Acho que conteúdo repetido é muita vezes intencionado a atrair leitores, visto que novidade às vezes não chama a atenção deles; pois sinceramente, estão acostumados com uma blogosfera totalmente repetitiva, kibada (é sério!). Talvez no início muita gente tenha reclamado disso, mas até hoje tem se mantido assim. Talvez as pessoas tenham se acostumado.




E gostaria de dizer ao Diego que ele tem toda a razão com a dificuldade de relacionar a física com o dia-a-dia.
Eu mesmo tenho. Mas sabe, muita coisa que é explicada na escola, ao citarem exemplos, citam coisas absurdas; coisas que eu não irei usar, não irei fazer. Talvez este seja o grande problema. Se os professores se preocupassem mais em deixar o conteúdo real, dando exemplos reais, já seria um grande atrativo. Com certeza.

Diego disse...

Creio que se você tem um conteudo original e de qualidade. Você tera seus visitantes religiosos, aqueles que entraram sempre no seu blog, e não seram poucos.
Mas se ele não for de boa qualidade. Aguarde as visitas do seu melhor amigo e parentes.
haeheaheahea

O antigo formato do CurioFísica não trazia muitas visitas, algo em torno de 150 visitas unicas. Mas depois que eu resolvir dar uma repaginada e melhorar o conteudo do blog como um todo, as visitas subiram 5 vezes esse numero, em apenas 5 meses apos as mudanças.

Concordo que o publico se acostumou com a kibaçam da blogosfera. Mas ainda acho que devemos pregar sempre pela Qualidade e Originalidade.

Anônimo disse...

Nossa achei muito bacana essa dica de pensar no titulo do post como pesquisa no google!
Física realmente sempre foi o meu maior desafeto no ensino médio. Quase repeti o 3º ano por causa dela... mas consegui me salvar! rs
Acho que meu érebro é meio limitado para cálculos complexos, mas um dia eu ainda tento aprender esse negócio... :D

Um grande beijo!!

Anônimo disse...

érebro não...
*Cérebro!!

Anônimo disse...

Muito bom seu blog cara! Está de parabéns também!! Abraços!!

Srta Lua disse...

Diego , depende do ponto de vista que vc olha o fato de um blog de educação interargir, e crescer...
a maioria dos estudantes, preferem encontrar conteúdo educacional de um blog do que de um site pra educação, sabe por que?
blogueiro entende que se pendurar em um site pra fazer pesquisa é maçante, por que eles muitas vezes jogamn informações de maneira a deixar o assunto maçante, já o blogueiro, resume de forma que explica descontrai e ensina!
visitei o curiofísica!
e meu irmão que é apaixonado e aspirante a físico tbem gostou!
bjos!

Aninha disse...

Pô, mto legal ... colocar a física no nosso dia a dia com certeza fica mais interessante ... vou ver o blog, gostei.

ٷՅiα disse...

"Diego diz:
Você anda fumado velho? Do que você está falando?"
haUAHuahUAH

Ainda bem que não falo por msn com você. =P
Só com o Rafhabass. Acho que ele é mais normalzinho... acho. O_o

Unknown disse...

Nossa Rafa, ainda bem que vc avisou, nunca mais viu?E vc mocinho, ta sumido hein!Ta tudo bem?Bjs!

Silvio Koerich disse...

Olha parceiro, eu tenho uma merda de problema de postar merdas de posts curtos saca? È foda porque os assuntos nao podem ser tratados de forma mto rapido pelo que eu falo no meu blog viril.

Mas eu já percebi isso no meu. Por isso sempre meto parte 1,2,3.

Sobre titulo, sou o rei dos titulos. Meus titulos são os melhores da blogosfera


Aliás meu blog é o melhor da internet. Depois vem esse aki (rs)

Abraços

Anônimo disse...

Cara, tô sumidasso mesmo, tipo meu curso é integral e as férias acabaram.. u.u TENSO! aiuehwaiueaw aí já viu, mal dá tempo de postar (como você pode perceber nos últimos tempos, hehe). Aí, só estou mesmo visitando quem comenta, e quando sobra aquele tempinho mesmo. ^^

IN ON: Manero o ToscPost e o CurioFísica tá irado, apesar de eu ter visitado só a home, aiuehawiu XD Sucesso aí brow!


grande abraço,
Fabricio

Anderson Lopes disse...

Por mais que a gente tente fazer algo novo e bom, algumas vezes são apenas meia dúzia de gatos-pingados que vão. Propositalmente eu incluo assuntos que todo mundo procura, senão um abraço.

Sou amante da exata e desejo sinceramente vida longa ao Curiofísica. É um ótimo site

Unknown disse...

Poxa Rafa!!!Quem sumiu foi vc,ja tava chateada, nunca mais veio me visitar.....Xau, nao some hein!

DBorges disse...

Ele fez de conta que não sabia o que aconteceria e no final ainda simulou espanto.

:o

rs

;*

Anônimo disse...

hey friend te convidei pra um negocio aí dá uma olhada neste link
http://www.comofazerweb.com/2009/07/video-ensina-ganhar-15-mil-seguidores.html

Anônimo disse...

A turminhas do Silveirinha =D hauieohoe

Léo Ribeiro disse...

Oi Muleque Doido, huahua
tem um Selo para vocÊ no meu blog.
Abraços!
=]

Valdeir Almeida disse...

Rafael,

Passei por aqui para lhe desejar feliz Dia da Amizade.

Abraços.

Postar um comentário

Controle sua língua!
Comentar é a oportunidade de apresentar a todos a qual nível você pertence. Seja equilibrado(a) e tome cuidado com o que fala.
Evite comentários Anônimos...

Obrigado e sinta-se a vontade