RSS
email

Diário do Estagiário #02 - As realidades


Salve galera! Mais uma vez, eu, Rafael Silveira aqui presente! Lançando o 2° post da categoria Diário do Estagiário. Da outra vez, falei das ironias de um estágio, e hoje, falarei sobre as realidades.

Para aqueles que já trabalharam como estagiários, sabem que um estagiário não tem função definida. Ao mesmo tempo que alguns estagiários não fazem nada, outros fazem demais. Isso acontece muito em várias empresas, pois o que os efetivos não gostam de fazer, jogam para o estagiário.


Vale lembrar a proposta do estágio, que é proporcionar a aprendizado ao estudante, e/ou possibilitar que ele coloque em prática o que aprendeu durante sua capacitação profissional.

Não raro, vê-se empresas que contratam estagiários para não precisarem contratar um funcionário normal por 8 horas ou mais. Isso porque como muitos dizem, o estagiário "é o empregado mais barato" para a empresa. Quando contrata um funcionário qualificado, a empresa tem de registrar, pagar os vários benefícios, e os montes de impostos. Mas quando contrata um estagiário, ela paga somente os seus míseros R$ 250/320,00 dependendo da carga horária. Particularmente, isso é um "bisurdu"!

Além disso, gosto e faço questão de mencionar o abuso. Profissionais que já estão dentro da empresa e se acham os donos dela, tem prazer em lhe dizer que você é o "quebra-galho", que você é o "office-Boy", que você é o "garoto do Xerox", que você é o "rapaizinho do café" e as denominações continuam conforme sua função. Isso torna seu serviço degradante, pois você não passa de alguém que desempenha as funções que outros não querem desempenhar.

Algumas empresas preferem tercerizar a contratação dos estagiários, como é o caso da empresa onde sou escravo trabalho. daí, a empresa faz reuniões bi ou trimestrais com todos os estagiários, controlando a qualidade, e etc. Não gosto de dizer que estou descontente, mas friso que não estou contente.

Enfim, ser o "garoto do xerox" não é fácil!

Finalizando o assunto, "mudando de saco pra mala", gostaria de explicar minha ausência, estou participando de um concurso de blogs - Desafio do Conhecimento Its - e assim, tendo de dedicar tempo a este concurso. Prometo que assim que o Mês acabar, voltarei ao "normal" com as postagens.
A respeito do BotecoCast, gostaria de deixar claro que nós não desistimos. Acontece que o nosso grande amigo RafhaBass, não pagou sua internet e ficou sem conexão todo esse tempo. Portanto, o BotecoCast ainda existe, mas está "meio" atrasado.

Peço a todos que visitem o blog do concurso > Unidos Pelo Conhecimento, que conta até com um Super PodCast falando sobre profissão.

Gostaria de mencionar também, a campanha do grande parceiro Dash do OrangePills - Abaixo a Bobosfera!. Uma iniciativa tomada para diminuir a falta de respeito entre blogueiros. Participe!





Abraço a todos, vou ficando por aqui, tenham uma ótima semana!
Segunda-Feira, 12 de outubro de 2009, com mais um Post de um Estagiário que quer mudar o mundo!

Bookmark and Share

7 comentários:

Anônimo disse...

O importante é guardar as experiências profissionais e fazer da raiva ou algum aborrecimento um estímulo para conseguir algo melhor.

Unknown disse...

Ou seja,o estagiário só se fode.Bom,eu não sou estagiário e só me fodo também.Mas pelo menos meu salário é bom heheheeh.

Minhas Psitas disse...

Ser estagiário é dureza!!!
eu já fui uma e sei bem como é.

mas faz parte da vida de um estudante né... rs

Rafa, tem um selo pra você lá no Introspectiva.
E adorei a campanha da bobosfera, vou aderir!! :D

Um grande beijo!!

O Ruminante disse...

eu tenho defeito como tutor de estágio, gosto de ensinar e colocar meus estagiários para tarefas que eles evoluam, mas sempre dou uma sacaneada de leve, eheheheh

Unknown disse...

Dica para os estágiários: "Vc, estágiário que comeu o pão que o demônio do seu chefe amassou, aprenda, e não seja o pé no saco que seu patrão foi com vc. Seja firme, mas respeite seus futuros estágiários e empregados!"

e é isso aí! rsrsr

Anônimo disse...

Mano, eu não entendo as pessoas, to num trampo que tem muitos estagiários e CLTs. TODOS reclamam do serviço... Não li dirfetamente o post, mas sei que todos reclamam. Os estagiários reclamam que ganham um salário fixo e tacam na cara de quem é CLT que eles não trampam finais de semana... os CLTs falam dos benefícios etc etc, mas sempre tem uma coisa que ambas as partes concordam: Trabalham muito e ganham pouco.... Vai entender né.
Abraço

Anônimo disse...

Eu gosto do meu estágio... já tem algum tempo que estou nele.. e por dia atualizo uma média de 2 sites só... não sei o que o povo reclama de estágio.. faço algumas coisas a mais do que deveria fazer.. mas nada que não me mate! Acho que dei sorte nesse estágio!
adorei o blog!
beijos
byy

Postar um comentário

Controle sua língua!
Comentar é a oportunidade de apresentar a todos a qual nível você pertence. Seja equilibrado(a) e tome cuidado com o que fala.
Evite comentários Anônimos...

Obrigado e sinta-se a vontade